sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Livro De Ana (Bruna Nunes e Matheus).


O Livro de Ana fala sobre o inicio do mundo, o inicio de tudo... Na versão religiosa, onde Deus cria o mundo em apenas sete dias, incrível!
           Bom, vamos para a história...
Maria andava muito curiosa para saber o que havia de tão incrível escrito no livro em que Ana lia tanto. Mas até que um dia, Maria pediu para sua mãe ler a história para ela.
           Vamos voltar há mais de 100 mil anos, onde não existia nada, apenas escuridão. No primeiro dia, Deus criou o firmamento, esse céu tão maravilhoso, que apreciamos todos os dias. No segundo dia, ele fez a Terra, para depois, no terceiro dia, ele criar o mar. Depois, ele olhou e viu o que tinha feito, ainda não era bonito, então ele precisou de um quarto dia, onde ele decorou o firmamento. No quinto, ele decorou a Terra com árvores, flores, etc.. No sexto dia, ele decorou o mar com peixes algas, e ainda de madrugada, no sexto dia, ele criou o homem e a mulher.
           No sétimo dia, ele completou sua criação. E Deus ainda nos deu as sete fases da lua, as sete cores do arco-íris, as sete notas musicais, e os sete dias da semana, incrível!



Solos [Natalia]


1. O que é o solo?
O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e que sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas.

2. Como o solo é formado?
O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, líquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-la em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral.

3. Como os seres vivos ajudam na formação dos solos?
Logo que a rocha é alterada e é formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais, como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o próprio homem, passam a ajudar no desenvolvimento do solo.
Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio do desgaste das rochas forneça alimentos a todas as plantas que vivem no nosso planeta.
Além disso, os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados com o material macio e solto, formando o verdadeiro solo.

4. Qual a composição do solo?
O solo ou terra como também é chamado, é composto de quatro partes, a saber: ar, água, matéria orgânica (restos de pequenos animais e plantas) e parte mineral, que veio da alteração das rochas, ou seja, a areia da praia, o  barro que gruda no sapato e o limo que faz as crianças escorregarem.
Estes quatro componentes do solo se encontram misturados uns aos outros. A matéria orgânica está misturada com a parte mineral e com a água.


TIPOS DE SOLO:

Solo Arenoso:

Solo Calcário:

Solo Argiloso:

Características do solo:
Solo Argiloso

Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos o massapé, solo de cor escura e também muito fértil.

Solo Arenoso

Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.
Solo Calcário

É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.




O Livro De Ana [Pedro Henrique e Natalia]


                     

O livro de Ana fala sobre uma mulher chamada Ana e sua filha Maria.
Ana estava sentada com seu livro entre os joelhos e, quando Maria chegou, queria saber o que a história falava. Ana falou que a história falava sobre Deus.
Falava que no primeiro dia, Deus criou o firmamento; no segundo dia, Ele criou a terra; no terceiro, Ele criou o mar; no quarto dia, Ele decorou o firmamento; no quinto, Ele decorou a terra; no sexto, Ele decorou o mar e na madrugada do 6º dia ele criou Adão e Eva. No sétimo dia, Ele apreciou sua obra.
Pedro Henrique e Natalia

O liviro de Ana (Suiane,Vincenzo,Murilo e Yasmin


                 O livro de Ana



    Maria perguntou:
- Então poderia ler esse livro para mim?
Ana começou a ler seu livro para Maria, que falava sobre o começo do mundo, começando com o firmamento e terminando com a criação do homem.
           E assim Ana contou sua história a Maria.

Autores: Suiane,Vincenzo,Yasmin e Murilo.

O livro de Ana (resumo) (Bernardo M. e Maria E.)



            Maria, sem saber ler, brincava de pensar as flores antes do nascimento. Imaginava o mel na doçura dos vôos das abelhas. Sonhava a música na garganta dos pássaros. Outras vezes, Maria olhava para o depois do horizonte, sem medo do eterno.
            Até que um dia, Maria chegou a sua mãe Ana e pediu-lhe que a ensinasse a ler.
            Então, Ana lhe contou a história da criação do mundo. E a cada dia que passava, a leitura fascinava cada vez mais, Maria.
            Até que Maria aprende a ler e muito feliz agradece à Ana.


Nomes: Bernardo M. e Maria E.

Professora: Neiva Ignácio Apoio: Luciane A.

Biografia de Aleijadinho

             Biografia de Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
            Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas.
            Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contêm suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da 
arte do ocidente.


Autores: Yasmin Conterno Guimarães e Vincenzo Monzoni                      

Resumo do Livro de Ana-Gabriel e Pietra


Maria, sem saber ler, brincava de pensar as flores antes do nascimento. Imaginava o mel na doçura dos voos das abelhas. Sonhava a música na garganta dos pássaros. Outras vezes, Maria olhava para o depois do horizonte, sem medo do eterno.
Até que um dia, Maria chegou em sua mãe Ana e pediu que lhe ensinasse a ler.
Então Ana lhe contou a história da criação do mundo. E a cada dia que passava, a leitura fascinava cada vez mais Maria.
Até que Maria aprendeu a ler e muito feliz agradeceu a Ana.



o livro de ana (Suiane, Murilo, Yasmin e Vincenzo)








O livro de Ana diz que Ana gostava muito de ler. Maria observava Ana lendo e perguntava:
            - O que deve haver neste livro que estimula Ana e ler?
            Maria, com muita curiosidade perguntou a Ana sobre o conteúdo de seu livro. E Ana respondeu:
            - Filha, este livro conta como tudo começou.





nova republica(Suiane e Murilo)


Nova República é o nome do período da História do Brasil que se seguiu ao fim da ditadura militar. É caracterizado pela ampla democratização política do Brasil e sua estabilização econômica.
Usualmente, considera-se o seu início em 1985, quando, concorrendo com o candidato situacionista Paulo Maluf, o oposicionista Tancredo Neves ganha uma eleição indireta no Colégio Eleitoral, sucedendo o último presidente militar, João Figueiredo. Tancredo não chega a tomar posse, vindo a falecer vítima de infecção hospitalar contraída na ocasião de uma cirurgia. Seu vice-presidente, José Sarney, assume a presidência em seu lugar. Sob seu governo é promulgada a Constituição de 1988, que institui um Estado Democrático de Direito e uma república presidencialista, confirmada em plebiscito em 21 de Abril de 1993. 

Era de Vargas (Suiane e Murilo).



A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil, por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

O regime ou ditadura militar no Brasil foi o período de regime ou ditadura militar no Brasil, foi o regime autoritário, que governou o país de 31 de março de 1964 até 15 de março de 1985. A implantação da ditadura começou com o Golpe de 1964, quando as Forças Armadas do Brasil derrubaram o governo do presidente esquerdista democraticamente eleito João Goulart e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente.
A revolta militar foi fomentada por Magalhães Pinto, Adhemar de Barros e Carlos Lacerda, governadores dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
nomes:suiane e murilo