sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Solo (Bruna Bastos, Talissa e Pedro)

O QUE É SOLO?
O solo é a camada superficial da Terra, constituída de partículas minerais e orgânicas, distribuídas em horizontes de profundidade variável, resultante da ação conjunta de agentes intempéricos sobre as rochas e da adaptação destas às condições de equilíbrio do meio em que se encontram expostas, geralmente diferentes daquele que condicionou sua gênese apresentando variabilidade espacial.

Introdução:
Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.

Solo Argiloso:
Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de são Paulo Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos massapé, solo de cor escura e também muito fértil.

Solo Humoso:
Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).


Solo Calcário:
É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.
      

Solo Arenoso:
Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.





SOLO ARGILOSO:


SOLO HUMOSO:













SOLO CALCARIO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário