O Nordeste é habitado desde a pré-história pelos povos indígenas do Brasil, que no início da colonização realizavam trocas comerciais com europeus, na forma de extração do pau-brasil em troca de outros itens. Mas ao longo do período de colonização eles foram incorporados ao domínio europeu ou eliminados, devido às constantes disputas contra os senhores de engenho.
Os homens da Pré-História foram os primeiros habitantes da Região Nordeste, seguidos pelos índios e depois os europeus.
Antes da colonização os índios ajudavam os europeus a extrair o pau-brasil da mata, em troca de especiarias, essa prática era conhecida como “Escambo”. Já durante o período de colonização esse costume foi eliminado por conta das seguidas batalhas que se davam contra os senhores de engenho.
No Nordeste encontram-se 39 tribos, com 81 mil pessoas (21% do total Brasileiro).
Na década de 1940 já eram reconhecidos e tinham postos indígenas do Serviço de Proteção aos Índios - SPI funcionando, os povos indígenas Fulni-ô/PE, Potiguara/PB, Pankararu/PE e Pataxó-Hã-Hã-Hãe/BA ("remanescente” Pataxó, Baenã, Kariri-Sapuyá, Kamakã e índios de Olivença). Em Minas, havia postos para atender os Maxakali e Krenak ("remanescentes" dos grupos Botocudos Nakrehé, Krenak, Pojichá) os últimos "índios selvagens" do Leste.
Primeiros Habitantes
A região foi o palco do descobrimento durante o século XVI. Portugueses chegaram em uma expedição no dia 22 de abril de 1500, liderados por Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.
Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de contrabandear madeira para a Europa.
legal
ResponderExcluir