Os primeiros habitantes da Região Sudeste foram os indígenas pertencentes aos grupos Macro-jê e Tupi. A partir de 1500, começam a chegar os colonizadores portugueses.
Mas depois chegaram os portugueses. Eles fizeram expedições para conhecer a região e começaram a explorar o pau-brasil. Essa madeira era abundante nas matas do litoral.
Os portugueses fundaram as primeiras vilas no litoral. A primeira vila fundada foi São Vicente. Aí teve início a plantação de cana-de-açúcar. Depois surgiram outras vilas. O povoamento do interior começou com a fundação da vila de São Paulo de Piratininga. Os moradores da vila de São Paulo entraram pelo interior à procura de índios para escravizar. Eles organizaram as entradas e bandeiras. O povoamento também aumentou com o comércio de gado. Os comerciantes levavam os animais do sul do Brasil para serem vendidos na região das minas. No caminho por onde passavam as tropas de animais apareceram ranchos e pousadas. Os ranchos e as pousadas deram origem a muitas cidades. Novas fazendas de plantação de cana-de-açúcar surgiram nos antigos caminhos por onde seguiam as entradas e bandeiras. Essas fazendas deram origem a várias cidades. Mais tarde, com o cultivo do café, outras cidades surgiram.
O povoamento aumentou muito com a chegada dos imigrantes e com a abertura das ferrovias. A instalação de indústrias também contribuiu para que muitas pessoas de outros estados e de outros países viessem morar na Região Sudeste.
Ocorreu um grande movimento de pessoas para a região das Minas, acarretando a Guerra dos Emboabas. A capital da colônia é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763.
No final do século XVIII a exploração do ouro entrou em decadência em decorrência do esgotamento das minas, porém a Coroa Portuguesa continuava a cobrar altas taxas tributárias, fazendo surgir a Inconfidência Mineira, movimento separatista sem sucesso.
Na América, antes da chegada e a colonização dos europeus de alguns países, estimavam cerca de mais de 100 milhões de índios, de diversas tribos, em todo o continente. Deste número, 5 milhões viviam no país, as tribos eram divididas por suas línguas como tupi-guaranis, caraíbas, tapuais ou macro-jês e aruaques, em diversas regiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário