sexta-feira, 6 de julho de 2012

Região Sudeste

       Os primeiros habitantes da Região Sudeste foram os indígenas pertencentes aos grupos Macro-jê e Tupi. A partir de 1500, começam a chegar os colonizadores portugueses.
Mas depois chegaram os portugueses. Eles fizeram expedições para conhecer a região e começaram a explorar o pau-brasil. Essa madeira era abundante nas matas do litoral.
Os portugueses fundaram as primeiras vilas no litoral. A primeira vila fundada foi São Vicente. Aí teve início a plantação de cana-de-açúcar. Depois surgiram outras vilas. O povoamento do interior começou com a fundação da vila de São Paulo de Piratininga. Os moradores da vila de São Paulo entraram pelo interior à procura de índios para escravizar. Eles organizaram as entradas e bandeiras. O povoamento também aumentou com o comércio de gado. Os comerciantes levavam os animais do sul do Brasil para serem vendidos na região das minas. No caminho por onde passavam as tropas de animais apareceram ranchos e pousadas. Os ranchos e as pousadas deram origem a muitas cidades. Novas fazendas de plantação de cana-de-açúcar surgiram nos antigos caminhos por onde seguiam as entradas e bandeiras. Essas fazendas deram origem a várias cidades. Mais tarde, com o cultivo do café, outras cidades surgiram.
      O povoamento aumentou muito com a chegada dos imigrantes e com a abertura das ferrovias. A instalação de indústrias também contribuiu para que muitas pessoas de outros estados e de outros países viessem morar na Região Sudeste.
Nas suas caminhadas, os bandeirantes paulistas descobriram minas de ouro nas terras do atual estado de Minas Gerais. No final do século XVII, na região de Minas Gerais, deu-se início o ciclo do ouro. Com a mineração, as atenções da Coroa Portuguesa se voltaram para a região Sudeste, tendo em vista que as plantações de cana-de-açúcar no Nordeste estavam em plena decadência.
Ocorreu um grande movimento de pessoas para a região das Minas, acarretando a Guerra dos Emboabas. A capital da colônia é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763.
No final do século XVIII a exploração do ouro entrou em decadência em decorrência do esgotamento das minas, porém a Coroa Portuguesa continuava a cobrar altas taxas tributárias, fazendo surgir a Inconfidência Mineira, movimento separatista sem sucesso.
Na América, antes da chegada e a colonização dos europeus de alguns países, estimavam cerca de mais de 100 milhões de índios, de diversas tribos, em todo o continente. Deste número, 5 milhões viviam no país, as tribos eram divididas por suas línguas como tupi-guaranis, caraíbas, tapuais ou macro-jês e aruaques, em diversas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário