quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Saída de Estudos

A saída de estudos do 2º trimestre foi em uma sexta feira, 17 de Agosto de 2012.

Fomos acompanhados pela guia turística Bernadete, pelas professoras Neiva do 5° ano e professora Ana Paula do 4° ano do turno da tarde e pela Supervisora Leonete.

Nossa primeira parada foi na cidade de Nova Petrópolis.

“Petro” significa Pedro em Alemão e “Pólis” significa cidade. Como havia a cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro, essa cidade ficou conhecida como Nova Petrópolis, pois era uma cidade visitada de vez em quando por. D. Pedro.

Fomos à Praça Central, onde exploramos o Labirinto Verde. Lá tinha uma obra que dizia: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés Senhor”. Próximo à obra tem uma escultura, que retrata o significado do cooperativismo, mostrando uma pessoa tentando tirar uma pedra grande e não tendo sucesso, mas várias pessoas unidas alcançaram seu objetivo.

Depois disso, voltamos para o ônibus e seguimos para a Aldeia do Imigrante.

Primeiro, visitamos a ferraria, onde eles faziam suas ferramentas de trabalho e materiais de construção.

Logo depois vimos o colégio e percebemos que o quadro era muito pequeno, as mesas eram uma grudadinha na outra e naquele tempo não existia canetas com carga, eles escreviam numa lousa com caneta tinteira. Para que eles pudessem escrever novamente eles tinham que decorar e apagar o que escreveram e escrever novamente.

Quando saímos do colégio fomos direto para o banco.

Lá tinha antigas cédulas e moedas. Quando alguém fosse fazer qualquer coisa lá era tudo anotado em livros, ainda com caneta tinteiro.

Logo após entramos na casa do professor.

Lá havia duas camas, nos pés um pequeno penico, onde eles faziam as suas necessidades. Também havia uma mesa com dois pratos e um armário com bastantes pratos copos e talheres.

Fomos também à igreja lá fizemos uma oração e três pedidos.

Dentro da igreja tinha vários quadros, inclusive o do seu fundador.

Logo depois da igreja, visitamos o cemitério. Lá havia só um casal, que foi enterrado em 1832. Os outros túmulos eram fictícios.

Quando saímos de lá fomos almoçar no restaurante do próprio local. Lá tinha Buffett e sobremesas.

Depois do almoço brincamos em uma pracinha enquanto os terminavam de almoçar.

Depois de todos almoçarem e brincarem um pouco, nós viajamos em direção a Bento Gonçalves.

Paramos na vinícola de lá.

Lá nós tivemos a oportunidade de degustar o delicioso suco de uva natural e conhecer todo o seu processo.

A vinícola foi palco da novela “Passione” e do filme “O Quatrilho”.

No início eles tinham vergonha de mostrá-la, mas hoje é um orgulho para a família.

Depois de degustarmos o suco, tínhamos a oportunidade de comprá-lo.

Quando saímos da vinícola, fomos assistir a Epopéia Italiana.

Lá tivemos a oportunidade de participar de um grande espetáculo, contando toda a história sobre a imigração italiana, desde a sua saída da Itália.

O espetáculo falava que os italianos buscavam uma vida melhor, então vieram para a América, mas na verdade foram iludidos e enganados. Ao chegarem aqui se depararam com uma realidade totalmente diferente. Realmente foi um grande espetáculo!

Logo após o final do espetáculo da Epopéia Italiana, fomos para o ônibus e voltamos para a Escola Madre Raffo.

Nomes: Suiane Bernardes e Bernardo da Silva Moreira.