quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Colonização Alemã e Italiana.                      Gabriel e Vincenzo.

Nós do 5° e 4° ano da Escola de Ensino Fundamental Madre Raffo fomos à Nova Petrópolis e Bento Gonçalves para aprender um pouco mais sobre a colonização Alemã e Italiana.
Primeiro, fomos em direção à Nova Petrópolis para estudar sobre a Colonização Alemã. Chegamos à Praça das Flores onde há um monumento em homenagem à cooperativa, pois Nova Petrópolis foi berço da primeira cooperativa do Brasil.
Fomos à Aldeia do Imigrante, vimos a Ferraria, o Banco que tinha moedas antigas, além de um cofre, etc. Visitamos a escola e aprendemos sobre alguns castigos que eram aplicados antigamente, como por exemplo, o uso da palmatória, cuja punição era os professores baterem com ela na mão do estudante e o clássico puxão de orelha.
Visitamos a casa do professor, entramos na igreja, fomos ao cemitério onde na verdade só havia um túmulo com um casal.
Depois de tudo isso, chegou a hora de almoçar. Quando acabamos de comer, ficamos brincando até a hora de ir embora.
Quando todos estavam dentro do ônibus fomos em direção a Bento Gonçalves, pelos Caminhos de Pedra, que antigamente foi feito pelos Tropeiros.
Chegamos a uma Vinícola que já está na 4° geração e aprendemos como foi feita a casa de pedra, que é onde ficam armazenados os vinhos ou sucos. Passaram-nos as explicações e depois as turmas ficaram livres para observar e comprar lembranças, sucos, etc.
Então nos dirigimos para o último ponto turístico, onde assistimos a uma ótima peça teatral, a Epopeia Italiana, onde encenaram a história da imigração italiana, desde quando saíram da Itália e vieram para o Brasil. Compramos mais algumas lembranças e então chegou a hora de voltar para Porto Alegre.
E esse foi o maravilhoso dia em que aprendemos sobre a Colonização Alemã e Italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário