sexta-feira, 29 de junho de 2012

Primeiros Habitantes da Região Centro-Oeste



A Região Centro-Oeste é dividida em 4 unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. A Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.
Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste.
Nomes das tribos indigenas que habiotavam essa região antes da chegada dos portugueses:
Avá-Canoeiro: Povo de língua da família Tupi-Guarani, que vivia entre os rios Formosos e Javarés, em Goiás.

Caiapó: Povo de língua da família Jê. Distribuem-se por 14 grupos, num vasto território que se estende do Pará ao Mato Grosso, na região do rio Xingu.
 

Guarani: Povo de língua da família Tupi-Guarani. Na época da chegada dos europeus, viviam nas regiões entre os rios Uruguai, Iguaçu e Paraná, a leste do rio Paraná (atualmente Mato Grosso do Sul).
 

Juruna: Povo indígena, cuja língua é a única representante viva da família Juruna, do tronco Tupi. Autodenominam-se Yudjá; o nome Juruna significa, em Tupi-Guarani, “bocas pretas”, porque a tatuagem características desses índios era uma linha que descia da raiz dos cabelos e circundava a boca. Na metade do século XIX tinham uma população estimada em 2.000 índios, que viviam no baixo rio Xingu. Um grupo migrou mais para o alto do rio, hoje em território compreendido pelo Parque do Xingu, no Mato Grosso.

                       Nomes:Suiane e Sabrina.

4 comentários:

  1. Qual é a religião dos indios do centro Oeste ??

    ResponderExcluir
  2. legal com estas imformacoes pude fazer meu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, pude fazer meu trabalho do segundo ano do ensino medio kakakakak adorei

    ResponderExcluir