sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Utilidade da Água



A água é indispensável à vida! Todos os seres vivos precisam da água para sobreviver. Atualmente, a água serve para fazer eletricidade, desportos e é também uma importante via de comunicação. Grande parte da energia elétrica é produzida nas barragens. Nelas também se podem praticar desportos como Wind surf, ski aquático, canoagem, remo, etc. Pelos rios podem-se transportar mercadorias e pessoas, através de barco, de um lado para o outro. A água é um bem precioso e devemos usá-la com cuidado, sem desperdício.
Ao observarmos o globo terrestre podemos ver que a água ocupa a maior parte da natureza. Se repartíssemos a superfície terrestre em quatro partes iguais, três seriam de água.
A composição da água se dá através da junção de três elementos químicos: duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, o que explica a sua representação química ser H2O.
A água doce aparece em quantidades bem inferiores à água salgada e pode ser encontrada nos rios, lagos, chuvas e abaixo do solo (nos lençóis Freáticos) e geralmente precisam passar por processo de tratamento para ser consumida pelo ser humano.
Podemos encontrar água em outros lugares, como nas plantas, no corpo dos humanos e dos animais, no ar que respiramos e no solo.
Algumas frutas como a melancia, o limão, a tangerina e a laranja possuem grande quantidade de água, deixando-as mais suculentas.
A água é um elemento muito importante para a vida na Terra, pois todos os seres vivos necessitam dela para viver.
Sua utilidade varia desde a hidratação do nosso corpo, assim como a limpeza dele, das roupas e dos locais em que vivemos, até para cozinhar e nos divertir.
É muito utilizada na indústria, na fabricação de remédios e bebidas. As usinas hidrelétricas também utilizam a água para gerar energia elétrica, que chega até nossas casas.
Um grande problema encontrado nos dias atuais é que as águas têm sido poluídas e desperdiçadas, diminuindo a oferta delas para os seres humanos, animais, plantas e outros seres vivos.
Alguns estudiosos já relatam em suas pesquisas e livros que a água, sem ser poluída, pode acabar provocando grandes estragos.
Com o passar dos anos, a água está ficando mais poluída e se não agirmos, futuramente a poluição fará as águas ficarem totalmente poluídas e não haverá água potável. Então, morreremos.

Nomes: Sabrina e Suiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário